Menu Content/Inhalt
Início

Acesse sua conta






Perdeu sua Senha?
Não se cadastrou? Cadastre-se já !

Notícia de última hora

Cuidados com filhas portadoras de anorexia e bulimia trazem problemas também para a família
Cuidar de uma pessoa com distúrbio alimentar pode levar a família do enfermo a sérios problemas que vão desde dificuldades financeiras até o desgaste de relacionamentos e frustração de sonhos. Isso foi o que mostrou a tese de doutorado Família e transtornos alimentares: uma forma singular de estar no mundo, da professora Lucia Helena Grando, defendida recentemente na Escola de Enfermagem (EE) da USP.
Leia mais...
 
Beleza tem grande importância na vida de universitários PDF Imprimir E-mail
Escrito por Tadeu Breda   
sexta, 13 de abril de 2007
Universitários de classes sociais mais altas dão importância exagerada à beleza. A beleza é altamente valorizada por universitários, principalmente entre os que pertencem a classes sociais mais abastadas. Essa foi uma das conclusões a que chegou a psicóloga Flávia Maria Campos em sua dissertação de mestrado defendida no Instituto de Psicologia (IP) da USP. Flávia avaliou hábitos e crenças relativos à beleza em 38 estudantes - com números iguais de homens e mulheres - escolhidos aleatoriamente em uma universidade privada de Ribeirão Preto. "O modelo de beleza valorizado foi praticamente o mesmo, no qual todos ficam tentando se encaixar, sem aceitação de diferenças", diz.

ImagePara Flávia, esse quadro configura-se numa verdadeira "ditadura da beleza", questão que ocupa cada vez mais espaço na vida das pessoas e, em muitas delas, causa elevado sofrimento psicológico. "A insatisfação com o corpo decorre da dificuldade de se encaixar nos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade, sobretudo por intermédio da mídia", relata Flávia.

A atuação dos veículos de comunicação na homogeneização da beleza brasileira é comprovada por um dado curioso da pesquisa: ao serem convidados a apontar um modelo estético ideal, os entrevistados, em sua grande maioria, citaram o nome de artistas constantemente exibidos pela televisão, jornais e revistas - Rodrigo Santoro e Reinaldo Gianechinni, para os homens, Daniela Cicarelli e Gisele Bündchen, para as mulheres.

Silhuetas

Um aspecto inovador do estudo é a escala de silhuetas. A pesquisadora elaborou quatro tipos, para homens e mulheres, que representavam corpos magro, normal, forte e com sobrepeso. Flávia pediu para que os universitários apontassem, primeiramente, a silhueta que possuem e, depois, a que gostariam de possuir. "A maioria dos estudantes identificou-se atualmente com a silhueta média (53%), seguida pela silhueta magra (26%).

A silhueta média também foi a mais desejada (47%), sobretudo pelas mulheres, seguida pela silhueta musculosa (39%) - preferida pelos homens. Ninguém manifestou desejo pela silhueta com sobrepeso", revela. Apesar de mais da metade dos universitários classificar como média sua forma física, Flávia observou que 84% deles fazem constantemente dietas de emagrecimento. "A excessiva preocupação com a beleza é colocada pela sociedade como algo natural, mas não é.

Ou podemos considerar como uma atitude normal uma pessoa passar fome para emagrecer cada vez mais e mais?", questiona a pesquisadora.

Narcisismo

A pesquisa de Flávia também apontou, nos estudantes entrevistados, níveis de narcisismo (substantivo originado na história de Narciso, que, segundo a mitologia grega, viu sua própria imagem refletida num lago e, apaixonado, se jogou em suas águas). "As pessoas da classe A foram as que mais se preocuparam com a auto imagem.

Conseqüentemente, também foram as que revelaram gastar mais dinheiro com cuidados com o corpo e a beleza, e mais horas de academia e exercícios físicos." A psicóloga reconhece que a grande discussão proporcionada por seu trabalho é a necessidade de se mudar o estigma social que dá mais valor à beleza do que ao próprio ser humano.

Segundo Flávia, também se deve pensar em formas de combate à homogeneização da beleza, ainda mais num país como o Brasil, cuja população é formada por uma grande miscigenação de raças e condições sócio-econômicas completamente distintas. "Devemos valorizar todas as formas de beleza, e não ficar presos a um único padrão."

Texto:
Tadeu Breda

Mais informações:
(0XX16) 9136-6162 ou Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo com Flávia Maria Campos.

Fonte:
USP Notícias

 

 

 

Última Atualização ( segunda, 07 de janeiro de 2008 )
 
< Anterior   Próximo >

Parceiros

Terrazul Informática

Enquetes

Quantas vezes por semana você pratica atividade física?
 

Orkut

Advertisement

Estatísticas

Membros: 1222
Notícias: 383
Links: 156
Visitantes: 1382675

Visitantes online

Nós temos 4 visitantes online