Menu Content/Inhalt
Início arrow Artigos e textos arrow Educação Física Escolar arrow Metodologia do ensino de esportes para adolescentes de 11 a 14 anos de idade

Notícia de última hora

Distúrbio alimentar pode ser herdado
Os transtornos alimentares, cuja complexidade dificulta o conhecimento das causas, podem também ser herdados. Pesquisadoras da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP identificaram a herança psíquica dessas doenças atravessando gerações. Os resultados da pesquisa foram apresentados no último mês de março pela psicóloga Christiane Baldin Adami Lauand em sua dissertação de mestrado As experiências alimentares de mães com filhas portadoras de transtornos alimentares: investigando a transgeracionalidade.
 
Leia mais...
 
Metodologia do ensino de esportes para adolescentes de 11 a 14 anos de idade PDF Imprimir E-mail
Escrito por Prof. Geilson Ferreira   
domingo, 19 de abril de 2009

Muitos dos professores e monitores consideram que a criança, quando entra nesta faixa etária dos 11 anos já domina grande parte dos conhecimentos necessários para a prática esportiva. Bastaria apenas então, o treinamento específico para cada modalidade. Quando o aluno chega na 5ª série, geralmente aos 10 anos, o ensino passa a ser mais técnico, por este motivo, é que muitos alunos querem voltar para a 4ª série.

A ação do esporte escolar forma a idéia do 3º ciclo e esse dá base para as competições pedagógicas e os festivais esportivos que acontecem nas escolas. Esse terceiro ciclo, vai da 7ª a 8ª série e nele podemos ter ações educativas de qualidade, criatividade e, principalmente, de inteligência, é o ciclo em que o aluno amplia a organização do conhecimento, as referências conceituais do seu pensamento. Enfim, ele toma consciência das teorias.

No esporte é possível fazer a passagem do brincar (aspecto lúdico) para a atividade técnica e tática, sem excluir o prazer do jogo. Essa atividade técnica pode ser eficiente (erros e acertos cada vez mais, refinados). Contudo, os alunos sempre apresentam movimentos eficazes.

É preciso orientar os festivais esportivos (manifestações festivas do esporte, sem ênfase na competição), para os 11 e 12 anos, e as competições pedagógicas para is 13 e 14 anos.

Esta fase é adequada aos festivais e competições, por ser um momento de mudança na vida dos estudantes. Tais mudanças é um longo processo de 4 anos ou mais. O professor concretiza melhor sua atividade com o esporte, quando há uma divisão de idade (11 e 12/13 e 14).

Vamos entender melhor, através do diagrama abaixo:

Image

 

 

Autor:

Prof. Geilson Ferreira - CREF 010275-G / SC

 


 

 

 

 

Última Atualização ( domingo, 19 de abril de 2009 )
 
Próximo >

Parceiros

Terrazul Informática

Orkut

Advertisement

Estatísticas

Membros: 1222
Notícias: 383
Links: 156
Visitantes: 1382682